North Sails LOFT NEWS

Clínica Optimist em Cascais

Photo Credit: SailCascais

Nos passados dias 08, 09 e 10 de Dezembro de 2017, realizámos uma Clínica de Optimist para os velejadores do CVTejo. A acção teve lugar em Cascais, com o apoio da Marina de Cascais e da Yachtworks.

O especialista da North Sails, Vicente Pinheiro, colocou como principal objectivo desafiar os velejadores a ganhar velocidade através do optimização da utilização da sua vela e para tal realizámos um programa teórico-prático, durante três dias.

Neste início de época, os velejadores tiveram a oportunidade de participar numa acção de conceito e dinâmica diferente, aprendendo a fazer uma focagem mais técnica na sua vela e a retirar dela o maior potencial.

Os velejadores foram desafiados a observar a sua vela de uma forma mais científica e técnica, experienciando a noção de “causa-efeito” nas diferentes actividades realizadas.

Contrariando o habitual cenário de vento forte de Cascais, ao longo dos três dias fomos presenteados com ventos de 6 a 16 nós de O/NE, permitindo que se trabalhassem diferentes afinações das velas.

 

Focados no desafio do aumento da autonomia do velejador e do estímulo do trabalho em equipa na água trabalhamos as North Sails R-1 e R-4

O balanço final foi bastante positivo,os velejadores conseguiram identificar os seus progressos em termos de aquisição de novos conteúdos e conceitos e demonstrar a sua aplicabilidade dentro de água.

Salvador, 11 anos, utiliza a vela R-4

“ Eu gostei do fim-de-semana porque aprendi noções técnicas sobre as velas e de como as potencializar.

Aprendi como andar com mais velocidade a partir do que a vela tem para dar.

Gostei!”

 

 

Deixamos aqui o nosso especial agradecimento à Marina de Cascais que disponibilizou as suas instalações e à Yachtworksque cedeu o seu semí-rígido Zodiac 5.5Pro, contribuindo para o grande sucesso deste evento!  

Dezembro 2017